sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEMANA DO PSICODRAMA

Voltamos essa semana para falar de uma abordagem um tanto quanto negligenciada, o Psicodrama. A seguir um texto breve, introdutório, sobre Jacob Levy Moreno, o pai do Psicodrama. Maiores esclarecimentos serão possíveis nos próximos dias onde postaremos uma entrevista com Uri Pellegrini, psicodramatista que nos recebeu para falar desta abordagem. Gratos por acessarem o nosso blog.



Jacob Levy Moreno nasceu na Romênia em 1889, formou-se em psiquiatria e ficou conhecido como pai do teatro espontâneo e do Psicodrama ao propor, que através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações de conflito. 

Foi nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Nova Yorque onde praticou a medicina. Começou a trabalhar com crianças no instituto Plymouth de Brooklin e no Hospital Monte Sinaí. Passados dez anos, fundou o Sanatório de Beacon Hill, mais tarde transformado em Centro Mundial para Psicodrama, para Sociometria e Psicoterapia de Grupo. Jacob Levy Moreno morreu em Beacon, em 1974, aos oitenta e cinco anos de idade.

Moreno mostrou que a sua teoria é a antítese da psiquiatria. Dirigiu, entre 1921 e 1925, um teatro no qual os atores improvisavam com a participação do público. A descoberta das potencialidades terapêuticas do teatro (efeito catártico) desembocou no desenvolvimento posterior do Psicodrama, que pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação.

Os objetivos do Psicodrama são: liberar sentimentos reprimidos para conscientizar o paciente da dinâmica dos conflitos e adaptá-lo às interações sociais, suas técnicas têm características teatrais. Consideram-se técnicas básicas dessa prática, á inversão de papeis, o duplo e a técnica do espelho.

No Brasil o Psicodrama se inicia em São Paulo, na década de 60, através da psicóloga e socióloga Iris soares de Azevedo.

2 comentários:

  1. Muito bom ver novos posts, pois traz a tona novos assuntos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da iniciativa de vocês. O texto está muito bem redigido. Claro e objetivo. continuem nos proporcionando acesso a novos conhecimentos. Parabéns!

    ResponderExcluir